segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Joe Dalessandro por Jack Robinson



Andy Warhol fez dele uma estrela. Em Sticky Fingers, dos Rolling Stones, uma parte dele é a capa. No álbum de estréia, a banda The Smiths usa um still do rapaz, tirado do filme Flesh. E inspira Lou Reed versos em Walk on the Wild Side



   
Joe Dallesandro é o símbolo sexual masculino mais famoso do cinema underground americano do século 20. John Waters disse que ele "mudou para sempre a sexualidade masculina no cinema".




Na adolescencia, foi garoto de programa, apareceu em filmes de curta-metragem e tirou a roupa para as lentes de Bob Mizer, na Athletic Model Guild. Dallesandro conheceu Andy Warhol e Paul Morrissey em 1967, no set do filme The Loves of Ondine. Aparece em Lonesome Cowboys e Trash, de 1968. Foi prostituto e traficante no terceiro filme de Warhol, Flesh, em 1970. Fotógrafos como Francesco Scavullo, Michael Childers, Jack Robinson, Richard Avedon e Duane Michaels reforçam o surgimento de um ícone.




Estrelou Heat em 1972, Andy Warhol's Frankenstein e Andy Warhol's Dracula, ambos em 1974. Em 1976, atuou no filme de Serge Gainsbourg Je T'aime, Moi Non Plus. Foi o gangster Lucky Luciano em Cotton Club, de Francis Coppola e um fanático religioso em Cry-Baby de John Waters.


Little Joe never gave it away,
everybody had to pay and pay,
A hustle here and a hustle there
New York City's the place where they say
Hey babe, take a walk on the wild side
I say, Hey Joe
Take a walk on the wild side

Em 17 anos, Jack Robinson documentou a arte e os artistas, a vida nos anos 60 e início dos 70. Quem estava em Woodstock, foi alvo de suas lentes; fez capas de discos, fotos de moda, a Casa Branca,os bastidores do filme Easy Rider e o lado decadente de Nova York.

Nenhum comentário: